FILHO COM ROSEOLA? – 3 SINTOMAS

Tempo de leitura: 3 minutos

Roseola é uma doença viral que é mais comum em crianças entre 6 meses e 2 anos. Ela é muito parecida com a rubéola. Ela é marcada por alguns dias de febre alta seguida de erupção cutânea.

Sinais e sintomas

Maior parte das crianças com roseola desenvolvem uma dificuldade respiratória leve seguido por febre de aproximadamente 39.5 graus por uma semana.

A criança com temperatura de 37.7 graus já é considerada febril e precisa ser observada.

Durante esse período a criança fica estranha, irritada e não come direito. Ela pode ter dor de garganta, tosse e nariz escorrendo.

A febre termina abruptamente e ao mesmo tempo erupções cutânea lisa ou vermelha começa no tronco. As manchas da erupção cutânea ficam brancas quando tocadas. A erupção cutânea geralmente se espalha para o pescoço, rosto, braços e pernas.

Essa febre que aumenta rapidamente pode desencadear convulsões febris em cerca de 10% a 15% das crianças pequenas que têm roseola.

Os sinais de uma convulsão febril incluem:

  • Inconsciência
  • 2 a 3 minutos de sacudir ou torcer nos braços, pernas ou rosto
  • Perda de controle da bexiga ou do intestino

Contagiosidade

Roseola é contagiosa. A infecção se espalha quando uma criança com roseola fala, espirra ou tosse, enviando pequenas gotas para o ar que outros podem respirar. As gotículas também podem pousar em superfícies; Se outras crianças tocarem essas superfícies e depois o nariz ou a boca, elas podem se infectar.

Roseola pode ser contagiosa durante a fase de febre, mas não se dissemina no momento em que a erupção cutânea explode.

Como prevenir meu filho da roseola?

Não há nenhuma maneira conhecida de evitar a roseola. Mas, como isso afeta jovens, em vez de adultos, pensa-se que um aumento de roseola na infância pode proporcionar imunidade duradoura à doença. Repetir casos de roseola podem acontecer, mas são incomuns.

Pode ser que alguns adultos nunca tenham contraído essa doença, então convém lavar bem as mãos ao sair do contato com a criança infectada. Principalmente pois pode haver contato com outras crianças.

Qual a duração?

A febre de roseola dura de 3 a 7 dias, seguida de uma erupção cutânea que dura de algumas horas a alguns dias.

Tratamento profissional

Roseola geralmente não requer tratamento profissional. Quando isso acontece, a maioria dos tratamentos é focada na redução da febre alta.

Não utilize antibióticos no tratamento da roseola pois é uma doença causada por vírus, e não bactérias.

Tratamento em casa

A criança de 0 a 3 meses utilizem somente paracetamol. A partir do quarto mês pode usar a dipirona. Isso pode ajudar a aliviar a febre do seu filho.

Nunca dê aspirina a uma criança que tenha uma doença viral porque o seu uso em tais casos foi associado à síndrome de Reye, que pode levar a insuficiência hepática e morte.

Para evitar a desidratação da febre, incentive seu filho a beber fluidos limpos, como água com gelo e soluções eletrolíticas para crianças. O leite materno e a fórmula podem ajudar a prevenir a desidratação também.

Quando chamar o médico?

Ligue para o médico se o seu filho não beber água ou amamentar.

Se o seu filho tiver uma convulsão, procure atendimento de emergência imediatamente.

Para pessoas com sistema imunológico fraco roséola pode ser uma preocupação. Elas podem ter algumas complicações a mais como pneumonia e encefalite.

Achou interessante? Veja mais algumas doenças

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.