INICIAÇÃO ESCOLAR – 13 DICAS

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A iniciação escolar é um momento muito difícil na vida da criança. Tente imaginar, você adulto, ao enfrentar o primeiro dia num novo trabalho, ou ainda, sozinho em uma festa, onde todos são desconhecidos. Sensação ruim essa, não é? Pois é. O sentimento da adaptação é parecido com esse para as crianças. A adaptação da criança na escola pode demorar algum tempo. Isso depende da idade e do tipo de relação que tem com as pessoas mais queridas.

No berçário, até uns cinco meses costumamos dizer que a adaptação é mais dos pais. Com razão, eles ficam apreensivos em ter que delegar os cuidados que até então eram feitos somente por eles, à outras pessoas. Até essa idade, apesar de poder estranhar um pouco a nova rotina, o bebê, via de regra, ainda não estranha muito as pessoas e essa transição costuma ser muito tranquila.

Dos seis meses até os três anos é a fase mais trabalhosa. Pois a criança já estranha e não consegue elaborar um raciocínio para compreender o que significa a escola, o que está fazendo lá.

É importante que a mãe, o pai, avós ou alguém com quem a criança tem um vínculo afetivo forte a acompanhe nos primeiros dias. Essa pessoa deve ficar em algum espaço que a escola tenha reservado para isso enquanto que a criança reúne-se com a professora e os novos amigos. Sempre que a ansiedade, insegurança ou choro resolverem aparecer, a criança vai ao aconchego desta pessoa para que saiba que tem um respaldo e que não foi abandonada. É imprescindível que os pais permitam essa aproximação, pois ela precisa formar vínculos com a professora e os novos amigos.

Se os pais ficam dentro da sala de aula é claro que a criança vai ficar o tempo todo debaixo da proteção e não conseguirá estabelecer um relacionamento.
Aos poucos ela vai percebendo como é gostosa essa nova vida e entendendo o que significa a escola, aonde ela vai se socializar, desenvolver a coordenação, aprender a lidar com tempo, espaço, lateralidade, percepção, desenvolver a linguagem, pensamento lógico, aprender músicas, fazer artes plásticas, lidar com a diversidade e elevar sua auto-estima, além de muitos outros aspectos. É claro que ela não quer nem saber que está desenvolvendo tudo isso. Para ela é pura brincadeira e é isso o mais divertido, desenvolver todos esses aspectos de forma lúdica e saudável.

É comum neste início que a criança fique ansiosa e proteste para evitar enfrentar essa situação. Afinal a casa dela é um espaço onde já domina tudo e todos. Conhece tudo e sabe como conseguir as coisas com cada adulto que ela convive desde que nasceu. A escola irá lhe parecer em um primeiro momento um desafio que ela não está com vontade de enfrentar, o receio do novo. Por mais que os pais estejam apreensivos é importante procurar não passar essa preocupação à criança. É preciso ressaltar os pontos positivos, falando bem da escola, das novidades, dos amigos e brincadeiras. Os pais devem ainda tentar evitar falar sobre as preocupações na frente da criança o que a deixará mais apreensiva. Dorzinhas de barriga, sono, manhas são esperadas nesse primeiro momento da adaptação.

Um aspecto difícil na iniciação escolar é muitas vezes o sentimento de culpa que passa pela cabeça dos pais de não poderem estar o tempo todo com seu filho, principalmente para as crianças que ficam em período integral. Não há porque se sentirem assim, pois as crianças crescem, amadurecem e precisam de novas experiências com outros da mesma idade. Não é necessário se preocuparem, pois essa experiência por mais desconfortável que pareça ser não traumatiza. Todos passam pela iniciação escolar e certamente no futuro nem se lembrem desses primeiros dias na escola.

13 dicas para a iniciação escolar

1- A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura;
2- A vinda da criança para a escola deve ser preparada, entretanto, evite longas explicações para ela. Isso pode despertar suspeitas e insegurança;
3- A separação, apesar de necessária, é um processo desconfortável tanto para a criança quanto para a mãe. Mas é superado em pouco tempo;
4- Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação, evite muitos desafios ao mesmo tempo, como a troca de residência, retirada de chupeta ou fraldas entre outros;
5- O choro na hora da separação acontece e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;
6- Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença;
7- Cabe à mãe entregar a criança à professora, colocando-a no chão e incentivando-a para ficar na escola. Não é recomendável deixar a professora com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;
8- Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente;
9- A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela.  Além de dificultar a compressão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães;
10- Incentive a criança a procurar a ajuda da sua professora quando necessitar algo. Isso serve para que criar laço afetivo com ela;
11- Lembre-se que a professora atende as crianças em grupo. Ela procura distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança;
12- Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação. Esse sentimento será transmitido à criança, que entenderá melhor a situação;
13- O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente.

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