Tempo de leitura: menos de 1 minuto
O Ministério da saúde informa que o uso de bicos artificiais pode atrapalhar a amamentação. E pode mesmo, se eles forem usados de forma errada e se você não oferecer desde o primeiro momento o seu seio ao bebê.
O que ocorre é que o bebê nasce com reflexo de sucção muito grande e além de se alimentar sugando, ele também usa isso para se acalmar. É por isso que muitas vezes o bebê chora, parecendo estar com cólicas, ou com sono, ou com qualquer outra coisa que não fome, mas quando você o coloca no seio ele se cala, ou até mesmo dorme.
A sucção acalma o bebê e se você não oferecer uma chupeta ou ensiná-lo a pegar o dedinho ele vai querer fazer o seu seio de chupeta.
O que você não deve fazer é enfiar a chupeta na boca do neném toda vez que ele chorar. Você só deve fazer uso da chupeta para ele dormir e deve esperar pelo menos quinze dias, para que ele se familiarize bem com o seu seio e até que qualquer problema ou dúvida em relação à amamentação esteja sanado.
A chupeta também não deve ser usada sempre que o bebê chorar, você só deve usar esse artifício quando o bebê estiver com sono, e caso você não queira que ele pegue o hábito de só dormir mamando, você não vai ter escolha se não usar a chupeta.
Os pediatras são contra a chupeta e o hábito de chupar o dedinho. Eles dizem que isso pode atrapalhar a dentição da criança, mas os dentes permanentes só virão quando a criança estiver com mais ou menos 6 anos de idade, e provavelmente até lá já vai ter perdido o hábito, isso se você deixar que vire um hábito, se não, muito antes disso você não vai nem lembrar que seu filho chupou dedo ou chupeta.
Até os quatro ou cinco meses de idade, o bebê não sabe encontrar o dedinho, mas ele quer sugar alguma coisa para se acalmar, e chora, muitas vezes isso confunde a mãe, pois quando ela dá o seio ele para de chorar.
Para identificar isso você precisa colocar o seu bebê em uma rotina. Assim você vai saber quando ele realmente está com fome.
Se seu filho mama de três em três horas (e esse é o ideal a não ser que ele seja prematuro ou esteja abaixo do peso) e chorar uma hora depois da mamada, você vai saber que não é fome, provavelmente é sono, e é aí que entra a chupetinha.
Muitos bebês não conseguem ficar segurando a chupeta na boca, então você vai precisar segurar um tempo, até ele se acalmar e pegar, mas não fique segurando até ele dormir, se você fizer isso, aí sim você vai estar incentivando o hábito.
A chupeta deve servir só para acalmar. Você sabe que seu filho está com hábito quando ele acorda toda vez que a chupeta cai da boca. Nesse caso você vai precisar tirar a chupeta por uns dias e usar outros artifícios para fazê-lo dormir.
Caso seu filho não pegue a chupeta de jeito nenhum, pingue um pouquinho do seu leite nela e coloque na boca do bebê, ele vai pegar, pelo menos rapidamente e vai dar uma acalmada, isso vai fazer com que ele se acostume aos poucos com a chupeta e consiga usá-la para dormir.
Quando seu bebê chegar aos cinco meses mais ou menos, ele já vai conseguir “encontrar” o dedinho para chupar. Apesar de ser muito bonitinho, o melhor é ainda tentar forçar a chupeta, afinal o dedinho tem muitas vantagens sobre a chupeta, mas também tem muitas desvantagens.
O hábito de chupar o dedo é muito mais difícil de ser tirado, e os problemas na dentição são mais prováveis com o dedo do que com a chupeta.
Por outro lado, a chupeta pode ser perdida e muitos bebês não aceitam a troca da chupeta, assim como ela pode cair no chão e na hora você não ter como lavar, e seu bebê abrir um berreiro e você não ter o que fazer. O dedinho não se perde e está sempre à mão, literalmente!
A partir dessas informações, tenho certeza que você vai saber escolher o que é o melhor para seu filho e para você.