Mesmo lendo muito, se informando e sabendo que é errado, acabamos incentivando certos comportamentos e manias do bebê que só nós damos conta do erro quando gera uma situação desagradável ou até mesmo insustentável.
As principais manias do bebê, que inicialmente foram incentivadas pelos pais e depois de alguns meses os próprios pais ficam como loucos tentando reverter, são:
- Dormir mamando
- Dormir na cama dos pais
- Dormir balançando
- Só se acalmar no peito
- Mania de chupeta (hábito ou segurança?)
- Mania de colo
Como é formado a mania dos bebês?
No primeiro momento, os pais acham que essa é a opção mais fácil e no início realmente é. É tão fácil pegar o recém-nascido que dormiu no peito e colocá-lo no cantinho dele já dormindo.
Mas a consequência disso é que ele nunca vai aprender a dormir sozinho. Logo ele não vai aprender a passar de uma fase do sono para a outra sozinho. Assim, mesmo que ele queira dormir mais e não esteja com fome no meio da madrugada, ele vai precisar de você e do seu seio para pegar no sono de novo.
Assim como é muito fácil já ficar com o neném na cama e na hora que ele chorar ou quiser mamar no meio da madrugada é só dar o peito ali mesmo, sem precisar se levantar nem nada, até o arroto a maioria das mães deixa pra lá no meio da madrugada.
Quando o bebê cresce as manias também crescem!
Mas com o tempo o bebê cresce, fica esperto, acorda no meio da noite e quer brincar, mas você e seu marido precisam ter um tempo e um espaço só para vocês e abrir mão disso pode causar problemas sérios no casamento.
Já as mamães que entendem que deixar o bebê dormir no peito pode ter uma consequência ruim a longo prazo, acabam encontrando como alternativa o balanço. As mamães que não amamentam no seio também acabam balançando o bebê para que ele durma.
Agora é muito gostoso niná-lo, ele só pesa uns 4 ou 5 quilos. Mas você já se imaginou balançando o seu bebê com 13 ou 15 quilos? Não ache que isso não vai acontecer, se você não tirar essa mania dele agora, ele não vai perdê-la sozinho.
O último erro costuma ser consequência da pressão do marido ou das pessoas em volta. O bebê chora e ninguém nem procura saber qual o problema dele, coloca no peito e acabou. Mas o bebê chora por sono, por arroto preso, por estresse e por muitas outras coisas. O peito não resolve tudo, você precisa saber ouvir o seu filho.
Como tirar manias do bebê?
Até os quatro meses você consegue tirar as manias muito rapidamente. Basta ter persistência e saber que vai ser uma luta difícil. Mas se você ceder no meio dela, você vai acabar piorando as coisas.
Vamos dar um exemplo: seu bebê de três meses dorme na cama com vocês, para que ele aprenda a dormir no berço, você simplesmente deve colocá-lo lá ainda acordado e dar suaves tapinhas nas costas ou no bumbum.
Cantar ou conversar com ele também ajuda muito, mas você só deve colocá-lo no berço quando ele estiver com muito sono, assim ele se opõe menos. Você não deve deixá-lo chorar. Pegue-o no colo e o acalme, mas assim que ele se acalmar coloque-o no berço novamente. É cansativo sim, mas você deve vencer essa briga. Se você desistir no meio, ele vai entender que é só fazer daquele jeito que você o levará para a sua cama e aí se tornará cada vez mais difícil.
Essa estratégia também serve para quem acostumou o bebê a dormir mamando ou dormir balançando.
Quando o bebê tem mais de quatro meses, você deve dividir o processo em pequenas mudanças porque dessa idade em diante as coisas já se tornam mais difíceis.
Por exemplo: seu bebê só dorme mamando e na sua cama. Então você deve ensiná-lo a dormir sem mamar, mas não deve tirá-lo da sua cama. Esse primeiro processo deve durar em torno de 3 dias. E só depois é que se deve passar para a próxima fase.
Conclusão
Tirar as manias do bebê o quanto antes é muito bom, mas a melhor opção é nem deixar que ele as pegue. Entenda que ele é apenas um bebê e todas as manias que ele tem foram incentivadas por outras pessoas.
Espero ter ajudado com essas informações. Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, deixe nos comentários para que possamos respondê-las.