O verão é a época das férias, época de curtir praia, piscina, época de viajar, mas com o verão também vem o calor e a umidade, o que faz muitas bactérias se proliferarem e trazerem uma série de doenças que acometem principalmente as crianças.
As bactérias não são as únicas causadoras de doenças de verão, o excesso de sol também pode trazer doenças e acabar estragando as férias de toda a família. Os insetos também costumam se proliferar no verão e devemos, a qualquer custo, deixar nossos pequenos livres de suas picadas.
Insolação
É causada por excesso de exposição ao sol e baixa ingestão de líquidos. Apenas depois de completarem seis meses é que bebês podem ser levados à praia ou piscina, e a exposição ao sol não deve ser entre 10h e 16h e isso é válido para qualquer idade, não só para crianças.
As crianças devem fazer pausas na exposição solar mesmo que estejam no horário adequado, e tomar mais líquido que o normal.
Se o seu filho apresentar tontura, dor de cabeça, mal estar e náusea após um dia de praia ou piscina, pode ter certeza de que ele sofreu uma insolação. Se esse for o caso, não dê banho muito gelado no bebê, a mudança drástica de temperatura pode agravar o problema.
A criança que sofre insolação deve beber bastante água e deve receber compressas de toalha molhada por todo o corpo, ela também deve ser retirada imediatamente da exposição ao sol. Se a temperatura corporal não abaixar, a criança deve ser levada a um hospital.
Brotoeja
Excesso de suor é a causa e ela aparece nas áreas mais abafadas como dentro das fraldas, nas axilas, embaixo do pescoço e entre as pernas. Para evitar o problema ao máximo, deixe o bebê com o mínimo de roupa possível e evite expô-la ao sol em dias muito quentes.
Para amenizar as brotoejas depois que elas aparecem, você pode fazer uma papinha de maisena com água gelada e passar no corpo do bebê depois do banho. A pasta d’água costuma também ter um ótimo resultado. As pomadas antiassaduras, aquelas que você passa antes de colocar a fralda, também têm um ótimo resultado, todas as vezes que for trocar a fralda passe a pomada também nas áreas afetadas por brotoejas.
Dengue
É a mais perigosa das citadas aqui. Seus sintomas são dor de cabeça, nas articulações e nos músculos, febre alta, náuseas, perda de apetite e manchas vermelhas no corpo com coceira. Se você mora em uma região em que costuma ter focos de dengue você já deve saber o que deve fazer para deixá-la bem longe da sua família: evite deixar água acumulada mesmo limpa, nos pratos abaixo dos vasos de planta coloque areia no lugar de água, troque a água dos animais todos os dias.
Em caso de suspeita de dengue, leve seu bebê à emergência o mais rápido possível.
Conjuntivite
É uma inflamação nos olhos que costuma aparecer mais no calor. Pode ser transmitida por vírus ou por bactéria e pode ser causada também por exposição ao sol excessiva ou reação alérgica.
Não há como tratar em casa já que não tem como saber a causa sem uma avaliação médica, leve seu filho ao oftalmologista assim que identificar o problema, ele vai indicar um tratamento.
Micose
Com o verão vem o excesso de umidade, seja pelo clima da região ou pelo calor forte que causa suor, assim surgem fungos que causam a micose. Ocorre coceira e manchas avermelhadas que descamam.
Sempre que o bebê ou criança for a praia ou piscina, ou até mesmo tomar banho de mangueira ou chuveiro no quintal, ele não deve ficar com a roupa molhada, assim a chance de desenvolver micose diminui bastante.
Caso a micose já esteja ocorrendo, aplique um creme ou spray antifúngico de acordo com o que o pediatra informar.