Um dos períodos de maior insegurança e incerteza tanto para as crianças quanto para os pais é o momento de começar a estudar. Até então, as mamães e os papais tem seus filhos em casa o tempo todo. De repente chega o momento de o rebento passar três, quatro, cinco horas longe, e então começam as dúvidas e inseguranças.
Porém, este é um dos momentos mais importantes na vida de uma criança. É agora que ela vai começar a socializar, conhecer gente nova além dos pais e do restante da família. O aprendizado não tenha dúvida, será enorme!
Para garantir a tranquilidade, alguns pontos devem ser observados e colocados em prática. Ao escolher a escola: observe se a mesma oferece segurança; entre em todos os lugares que serão disponibilizados para as crianças como banheiros, refeitório, piscina (caso haja), quadra, brinquedoteca, sala de informática, enfim, tudo, e pergunte tudo também, não tenha receio para não sair de lá com dúvida, afinal, é lá que o bem mais precioso da sua vida vai passar algumas horas por dia, então como diz o ditado: “ é melhor prevenir do que remediar”.
Com que idade meu filho pode começar a frequentar a escola?
Depende. As mães que trabalham costumam colocar seus filhos mais cedo em creches especializadas. As que não trabalham podem optar entre colocá-las na creche ou a partir dos quatro anos quando realmente é a época indicada para o início da vida escolar.
Como meu filho vai evoluir na escola se ele é tão pequeno ainda?
As escolas que oferecem o ensino para crianças estão preparadas para atender as mais diferentes idades com atividades específicas que farão com que o seu filho desenvolva dentro da capacidade de raciocínio que ele possui. Geralmente as atividades exploram fatores como a curiosidade, atitude típica de crianças pequenas, a experimentação e o contato através de atividades de percepção visual, auditiva, gustativa, tátil, motora e linguagem oral.
Atividades na área de educação física e artística também são essenciais e fazem parte da grade curricular de ensino.
Algumas escolas somam a estas atividades a percepção musical, que para muitos não tem importância. Porém, hoje sabe-se que é um importante meio de desenvolvimento mental. Ajuda inclusive no desenvolvimento nas áreas das ciências exatas como matemática, química e física. Além de despertar o lado artístico e perceptivo. Havendo possibilidade, opte por uma escola ou creche que possua a musicalização infantil como atividade integrante do currículo.
Algumas considerações importantes:
- Não coloque seu filho na escola antes da idade proposta (4 anos). Pense exaustiva e coerentemente se realmente há necessidade disso.
- Há crianças e crianças; algumas choram quando chegam à escola e outras não manifestam nenhum tipo de reação. Se o seu filho chorar, não significa que ele não queira ficar na escola ou creche. Ou pelo contrário, se seu filho não esboçar qualquer reação, não perca o sono achando que o mundo vai desabar pensando que seu filho não gosta de você. As crianças apesar de terem vivido pouco tempo, já tem o seu jeito de ser e agir mediante uma separação.
- Explique calma e pacientemente para o seu filho o porquê da separação. Ao deixá-lo na escola despeça-se de maneira natural.
- Lembre-se de explicar e informar ao educador e à direção da escola qualquer problema de saúde ou necessidade que seu filho tenha, isso é extremamente importante!
E por último, prepare seu coração, pois não vai ser fácil, mas você irá superar, dê tempo ao tempo.