Com a chegada do bebê não existe período mais estressante na vida da mulher do que o pós-parto. A não ser que ela tenha alguém para cuidar do bebê 24 horas por dia e não amamente. Caso contrário junta todo tipo de aborrecimento em um curto período de tempo.
Então se você quer engravidar ou já está grávida e quer saber um pouco o que vai mudar com a chegada do bebê? Prepare-se, não é nada fácil.
Noite de sono serão raras com a chegada do bebê
Primeiramente as noites de sono serão raras, pelo menos nos primeiros 15 dias. A maioria dos bebês nasce trocando o dia pela noite e mesmo quando eles dormem a noite, o máximo que eles costumam ficar sem mamar é cinco horas. Se seu filho for desses, considere-se com sorte.
Melhorar alimentação
A sua alimentação deveria receber uma atenção maior. Afinal ser a única fonte de comida de um ser humano não é nada fácil. Produzir leite consome muita energia. Mesmo assim, você não vai conseguir se alimentar direito, principalmente se não tiver ninguém para te ajudar.
As sonecas do bebê são curtas e você vai querer aproveitar a maioria delas para dormir também.
Além da fome e do sono, a sua auto estima não vai ajudar muito: a barriga ainda inchada; o cabelo vai ter dias que você não vai pentear; banhos serão rápidos; fora que algumas mulheres sofrem de prisão de ventre no pós parto.
Para completar, a casa geralmente está cheia, a família e os amigos querendo ver o novo integrante e alguns parentes, principalmente as mulheres da família que já têm filhos, adoram dar opinião e dizer o que você deve ou não fazer.
E esse momento costuma coincidir com o início da amamentação, que além de difícil, é muito dolorosa. O bebê nem sempre sabe pegar direito, quando pega é aquela dor. E sempre tem aquela pessoa pra dizer que seu leite é fraco e que você deveria dar um complemento. Se você for uma defensora convicta do leite materno, já é mais um motivo de estresse.
Nesse primeiro momento, pode surgir uma dúvida em você se o seu bebê está sendo suprido com o seu leite. Para acabar com essa dúvida, confira o nosso post sobre o colostro e se ele realmente alimenta.
Depressão pós parto
Crises de depressão pós parto podem acontecer com qualquer mulher. Se você estiver muito estressada e tiver um sentimento ruim em relação ao seu filho, deixe-o com alguém por uns minutos até você se acalmar. Se não tiver ninguém, deixe-o chorando um pouco e vá para outro lugar, de preferência onde você não ouça o choro, nenhum bebê nunca morreu por chorar alguns minutinhos, muito mais perigoso é você ficar perto dele durante a crise.
Aceite que isso tudo será normal
Para aliviar tudo isso, se dê um tempo e aceite que isso é normal, sempre que puder durma e procure comer bem, compre comidas prontas ou peça para alguém fazer uma quantidade grande e congele, depois é só aquecer.
Peça sempre ajuda das pessoas mais próximas, as que você confia mais, peça para ficar com o bebê enquanto você toma um banho calmo e gostoso ou enquanto você faz uma refeição decente. As que você não confia deixar seu filho, peça para dar um jeito na sua casa, fazer uma comida, sair para comprar alguma coisa que esteja faltando. As pessoas geralmente gostam de ajudar nesse momento.
Apesar de tudo isso…
Mas não pense que é tudo estressante, pelo contrário, é MARAVILHOSO. Não tem nada no mundo que se compare ao sentimento de ser mãe, ao que você sente ao ver aquele serzinho lindo, te olhando, totalmente dependente de você, para quem você pode dar todo o seu amor sem medo que ele enjoe.